História

nossaescolahistoriaO Instituto Nossa Senhora de Lourdes foi fundado em 24 de fevereiro de 1959, por D. Heloisa Nascimento Araújo, com o objetivo de oferecer Educação Básica e atendimento especializado para crianças e adolescentes surdos no Rio de Janeiro.

Possuindo uma filha surda que frequentava o Instituto Santa Terezinha em SP, há quatro anos, D. Heloisa viajava mensalmente a São Paulo para dar-lhe apoio e conforto. Em uma dessas visitas ao Instituto, estando na recepção da Escola, assistiu a uma cena triste de um pai chorando, porque o Instituto não podia receber por falta de vagas, suas duas filhas surdas. Tal fato deixou-a extremamente abatida, mas, como reação imediata, nasceu-lhe a ideia de criar, no Rio de Janeiro, uma instituição semelhante a dirigida pelas Irmã de Nossa Senhora do Calvário, capaz de receber crianças surdas de todo o Estado do Rio de Janeiro.

Por fim, aquilo que parecia um sonho, tornou-se realidade, graças à Fé, à coragem, ao entusiasmo e ao esforço de D. Heloisa, aliados a experiência e à dedicação da Irmã Calvarianas na área da surdez. A elas, a eterna gratidão do INOSEL.
Ao longo desses anos, O INOSEL vem desenvolvendo um importante papel social, atendendo crianças e adolescentes, surdos e ouvintes, das diversas camadas sociais e provenientes de todas as partes do Estado do Rio de Janeiro.

Sempre aberto a participar das mudanças do mundo moderno, o Instituto ao longo dos anos passou por constante evolução, em todos os sentidos. A Instituição promove a integração de surdos e ouvintes, desde 1970. Hoje, a integração de surdos e ouvintes no INOSEL, não é mais uma utopia. É uma realidade que se faz presente, a qual abraçamos, acreditamos e realizamos com muito amor.

Um dia um sonho… Hoje, somos herdeiros de uma história …

Facebook

Endereço

Estrada Santa Marinha, nº 514
Gávea - RJ

Telefone:
(21) 3206 - 0486
(21) 2259-0621
(21) 2274-3998

Como Chegar

Como Chegar